Pastor Itamar Batista Neto

 

Bom, tudo começou há 47 anos atrás em Ipora-GO quando nasci. Era uma época muito difícil, estávamos vivendo uma crise política, com a deposição do Presidente João Goulart em 1.964 e a ascensão do Governo Militar. Fazíamos parte de uma família numerosa, mais muito simples que migrou uma parte do Estado de Minas e outra do Estado da Bahia e retomaram suas vidas exatamente no interior de Goiás, mas especificamente numa região conhecida por Samambaia.

O interessante disto tudo é que quanto minha mãe casou e ficou grávida de mim, estávamos vivendo muitas dificuldades devido ao contesto socioeconômico e principalmente pela situação política do nosso Pais. Nossa família vinha de um berço evangélico oriundos da igreja Presbiteriana no Brasil, o que fazia com que mesmo dentro deste contexto a nossa família era muito feliz.

Minha mãe, Dorcas Maciel, filha de um casal respeitado naquela pequena cidade, pois o meu avô, Sr. Itamar da Silva Melo, além de um pequeno empresário era também um político muito conhecido e respeitado. Bom deixando o entretanto e partindo para o finalmente, eu apareço no cenário exatamente neste contexto, a gestação da minha mãe, foi uma gestação difícil, pois ela muito nova e sem experiência, aliado é claro aos poucos recursos na nossa pequenina cidade de Amorinopolis.

 

Nascimento

Quando minha mãe percebe que já era o momento daquela criança nascer, começa a correria, pois os médicos não deram conta do processo, e enviaram a minha mãe e meu pai para a cidade de Ipora, distante cerca de uns 20 kms, onde poderíamos ter mais recursos e talvez a criança não morreria e a mãe sofreria o mínimo possível. Passando esse momento difícil chega àquela criancinha linda e essa característica me seguiria pelo resto de minha vida “risos” .

Mas o mais importante, eu quero destacar que mesmo nesta situação minha família percebia que aquela criança era um pequeno ser escolhido por Deus, para marcar a sua geração e fazer a diferença, pois a mão do criador do universo, estava com aquela humilde família.

Na nossa vida temos momentos em que algo divino, comunica conosco que fazemos parte de uma família diferente, que tem como principal característica a certeza de que não fazemos parte dessa terra, mas que estamos aqui de passagem para uma terra que Deus esta preparando para nós. Algumas características fazem com que isso se torne evidente, e a primeira delas foi quando comecei a perceber que eu era um “escolhido de Deus”.

Essa certeza eu comecei a perceber logo muito cedo, aos 12 anos de idade, quando minha mãe veio da casa de uma tia, e me comunicou que Deus havia falado com ela que todos os seus filhos eram escolhidos por Ele, e que nenhum deles se perderiam, pois todos foram escolhidos dentro de seu ventre. Apesar de não saber o que aquilo significava, aquela mensagem entrou em meu coração e eu fui tendo a convicção que eu realmente era uma pessoa escolhida por Deus para uma grande obra aqui na terra.

As 14 anos, eu me lembro que meu pai construiu uma casa naquela cidade e por ser ele motorista de ônibus, e minha mãe bordadeira, era muito para aquela família, todos naquela cidadezinha ficaram maravilhados com o tamanho milagre que Deus havia realizado em nossa família. Naquele momento de empolgação eu me lembro que pedi a minha mãe para escrever no muro da casa alguns versículos bíblicos, para evangelizarmos as pessoas que passavam pela rua admirando a nossa casa. Claro, ela não deixou, era muita ousadia para época, na verdade a nossa religião não permitia isso, dizia ela. Mais eu percebo que ali começou o meu interesse pela divulgação da palavra de Deus.

Em 1983 eu venho para Goiânia morar com meus avós e tentar uma vida melhor aqui na capital. O que é muito engraçado, que mesmo tentando arrumar um trabalho secular, o meu maior sonho era ter o meu próprio negocio, e o que eu não sabia era que Deus já estava trabalhando em meu favor, projetando o meu futuro nessa grande cidade. Eu havia chegado para capital com a habilidade para tocar violão, pois tinha feito um curso onde aprenderá a tocar não só violão, mais também contra-baixo e bateria.

Foi um casamento perfeito, vim para uma igreja que não havia nenhum tocador, e fui tratado como príncipe, e comecei a exercer a função de responsável pelo conjunto da igreja no setor Cidade Jardim, igreja dirigida pelo pastor Willian Silva. Nesta igreja Deus realizava um milagre a cada dia em minha vida, e o principal deles foi ter poupado a minha vida da morte, quando envolvi em um acidente de moto, que poderia facilmente ter me levado a morte, mais a mão do Senhor mais uma vez se posicionou em meu favor e me livrou das garras da morte.

Eu já havia conhecido a minha futura esposa e já estávamos namorando, quando tudo isso aconteceu. Fique preso a um par de moletas durante 2 longos anos, onde a minha única habilidade era a disposição para estar na casa do Senhor para tocar, pois no acidente eu fraturei a perna esquerda e isso não atrapalhava tocar guitarra, e nem tão pouco bateria, pois as mãos estavam livres e a perna esquerda, pode ser facilmente imobilizada para tocar bateria. Mais tudo isso já era providencia de Deus.

Nesse momento Deus já estava trabalhando em minha vida, pois o acidente que durou 2 longos anos para recuperar, e só foi possível diante de uma promessa de estudar teologia no IBAD em São Paulo. Logo que eu voltei de São Paulo, sem concluir o curso devido a uma estripulia no “campo” missionário, fui trabalhar em uma agencia de propaganda como desenhista, mais como o mercado estava muito ruim não tinha serviços, foi quando por obra das mãos de Deus eu fui vender os serviços daquela agencia. Deus foi abençoando e da agencia eu fui trabalhar na Radio Riviera, que na época era uma radio que fazia e acontecia na grande cidade de Goiânia.

Nessa radio eu conseguir me destacar até ser chamado para trabalhar na Organização Jaime Câmara, na área de atendimento publicitário, e mais uma vez dava para perceber as mãos do Senhor abençoando e prosperando a minha vida.

 

Realização de sonhos

Fiquei ali por alguns anos, mais em 1990, resolvi realizar o meu sonho de ter uma empresa que fosse realmente minha. A empresa foi aberta com a ajuda do meu irmão o pastor Lucio Hermano Batista e de um primo que mais tarde se tornaria meu cunhado, Jomares da Silva Guimarães. Nesse empreendimento as coisas não começaram como deveria, e todo dinheiro que colocávamos na empresa parecia que não fazia a menor diferença.

Tivemos que vender carro, para aplicar o dinheiro no negocio, e mesmo assim as lutas ainda continuavam sem a menor expectativa de melhora. As lutas foram tantas nessa época que meu irmão não suportou e pediu para deixar o “grupo” para ganhar a vida com outras atividades, e depois foi a vez do meu primo Jomares se afastar, pois a empresa não dava conta de sustentar os próprios sócios. Nesta época em 1988 eu já casado com a Valdirene Batista, tive que optar entre ela estudar, pois ela havia entrado na faculdade pouco antes de casarmos, ou entrar para empresa e tentar ajudar ao máximo e sobrevivermos.

Um belo dia, começamos a por em pratica a fabricação de camisetas com mensagens bíblicas, me lembro que era algo próximo de 30 peças, e tínhamos uma enorme dificuldade para vendê-las, o mercado evangélico era muito tímido em relação a produtos daquela natureza, mais fomos levando como Deus ajudava.

Com tudo isso acontecendo, crise de um lado, empresa que não vendia, enfim, tudo que um simples mortal podia passar nós estávamos passando, mais foi exatamente ai que Deus providenciou um escape. O pastor Alcides Oseias do Prado, me convidou para assumir a escola dominical no dia 01 de Janeiro de 1997.

Apartir daí, era mais um desafio no meio da tormenta, mais o que eu não sabia era que Deus estava me testando para nos abençoar. Num belo dia eu vendo a dificuldade que estava a Igreja, pois não tinhas uma escola dominical adequada, era muito difícil, pois era tudo muito precário pois a estrutura da igreja não dava para implantarmos uma escola a altura da igreja de cidade jardim.

Nesse contexto em que nos encontrávamos, por um lado a minha empresa, sem faturamento consistente e uma igreja que estava vivendo uma fase de muita economia, propus para minha esposa fazermos umas camisetas para igreja e vendermos para ajudar na reforma da escola. Feito isso, lembro-me como se fosse hoje, as camisetas deram 130 peças e foram vendidas dentro de 30 dias, o sucesso foi total, pois o dinheiro que deu, fizemos a reforma das classes da escola, melhorando as condições não só dos alunos como também da igreja em geral.

Abrimos mão de fazer e vender as camisetas para nós para fazermos para igreja, mais o que não sabíamos era que foi nessa situação que Deus resolveu nos abençoar. Logo após essa inauguração, Deus usou um servo Seu para me dizer que apartir daquele momento as portas do céus estaria aberta para minha vida, pois ele tinha visto a sinceridade em nossos corações.

Apartir daí, tudo mudou, e essa mudança foi da água para o vinho, aquelas trintas peças que tínhamos dificuldades para vender passaram a ser 100 peças e elas não davam, passaram a ser 1000 e mesmo assim elas não davam, passaram a ser 10.000 peças e elas ainda não davam, hoje estamos fabricando mais de 30.000 peças por mês e mesmo assim elas não são suficientes. Começaremos nesse semestre a construção da nova unidade de produção no município de Abadia de Goiás, com capacidade para dobrar a nossa produção e eu acredito que mesmo quando estivermos fabricando na nova unidade, as peças não serão suficientes para atendermos o nosso mercado, pois a mão do Senhor estará sempre estendida em nosso favor.

No ano passado conversamos com o nosso pastor presidente, Oides Jose do Carmo onde passamos à atribuir o titulo de ministério a nossa empresa, pois entendemos que o nosso trabalho não só tem divulgado o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, mais também temos feito uma serie de atividades que possibilitam a divulgação do evangelho de Jesus de uma forma criativa e inusitada, pois o nosso lema é “Ministério Marka da Paz de Evangelismo Especial um Jeito Bonito de Falar de Jesus”.

A Marka da Paz que nasceu em 01/02/96, comemora seus 11 anos de existência, e pelo segundo ano consectivo recebemos o titulo de Top Of Mind Brasil, pelo qualidade e criatividade de nossos produtos e serviços. Esse titulo não só é uma premio pelo trabalho serio e honesto, como também um reconhecimento de que as coisas que levam o nome de Jesus, tem atingido proporções inimagináveis até bem pouco tempo atrás.

 

Itamar Batista Neto
Bacharel em Comunicação Social, com habilidade em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury
Bacharel em Teologia pelo Instituto Biblico de Campinas
Especialização em qualidade em Atendimento pela Escola Superior de Propaganda

Voltar

Outros Testemunhos

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]