11/07/2013 19:31
Vencendo o mau humor

Segundo a Psicologia, a maioria das doenças existentes nos seres humanos tem um componente emocional. Cada nova emoção a que nos submetemos é um acontecimento físico. Porém, quando se experimenta uma forte reação emocional, mesmo causada por um filme a que se assista, ocorre liberação de hormônios, e todo o corpo sofre alterações. Quanto mais fortes forem as sensações, as reações físicas serão proporcionalmente violentas.


As emoções são capazes de alterar o equilíbrio de todo o corpo e também são capazes de equilibrar o fluxo sanguíneo, a pressão arterial e inibir o processo digestivo, além de alterar a respiração e a temperatura da pele. Um estado prolongado de perturbações emocionais podem levar a alterações que provocam doenças físicas. Não podemos desvincular nossas emoções do nosso corpo, visto que, são inseparáveis.


Ao dividirmos as funções humanas em físicas e psíquicas, na realidade estamos estabelecendo uma distinção artificial. Nosso corpo não pode ser visto de forma isolada, mas, globalizada, dentro de uma visão biopsicossocial. Em cada reação vivenciada pelo indivíduo, seja ela de bem-estar ou de sofrimento, há sempre componentes emocionais envolvidos. Há também uma diversidade de doenças psicossomáticas que já foram comprovadas cientificamente, tais como: a ansiedade, o nervosismo, diversos distúrbios psíquicos, traumas psicológicos e outras patologias. Por outro lado, a vida fica sempre mais bela quando a encaramos de maneira alegre, agradável e de forma bem humorada.


Uma boa dose de humor torna os problemas da vida mais amenos. Muitas vezes o mau humor das pessoas pode estar associado ao acúmulo de tensões, tornando-as, cada vez mais melancólicas. O mau humor também é algo contagiante. Se ficarmos perto de alguém mal-humorado, é possível que também fiquemos com mau humor. A própria Palavra de Deus nos afirma: Não acompanhe o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas suas veredas.(Pv 22:24,25) Eis um forte motivo para manter certa distância de tais pessoas. Porém, para Deus, não há mal-humor que não se acabe. Toda pessoa pode e deve ser transformada pelo poder da Palavra de Deus! Isto pode ser confirmado na carta de Paulo aos Coríntios: “...se alguém está em Cristo, nova criatura é, tudo se fez novo” ( 2 Co 5:17).


Uma vez que o mau-humor faz parte da nossa velha natureza, o que o homem necessita é de uma “natureza nova”. Ela só é transmitida ao homem quando ele se rende a Cristo, e torna-se participante da natureza divina e sente-se realmente alegre.

 

Prª. Neusa César Carmo - Psicóloga e Pedagoga

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]