30/09/2014 08:27
Qual a sua prioridade?

Lucas 10:38-42 conta a história de uma mulher chamada Marta que era muito organizada, prendada, preocupada com a limpeza e a ordem da casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria e frequentemente elas hospedavam Jesus, o filho de Deus. O trecho de Lucas citado anteriormente relata a visita de Jesus à casa dessas irmãs. Quando o filho de Deus começou a ensinar, Maria sentou-se aos pés do Senhor para ouvir o que Ele tinha para dizer. Porém, Marta, muito organizada, cuidava de cada detalhe da casa e talvez até preparava uma saborosa comida para o convidado ilustre. Num momento, Marta irritou-se e disse para Jesus: “Senhor, não é justo que eu fique arrumando a casa sozinha e Maria sentada, sem fazer nada, ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me”. Porém, Jesus respondeu a Marta: “Você está tão ansiosa, inquieta e preocupada com tanta coisa! Maria, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Jesus visitava a casa de Marta e Maria com frequência. Ele tinha profundos laços de amizade com essa família. Porém, essa cena revela o temperamento decidido de Marta, que o Senhor enfrentou com carinhosa firmeza. A irritação de Marta levou-a a um confronto com Jesus, pois, na verdade, ela o responsabilizava pelo fato de Maria não a estar ajudando nas tarefas da casa.

Prezada leitora, ser organizada com as tarefas domésticas é responsabilidade de todos os membros da família e deve ser coordenadas de forma a garantir a máxima liberdade de todos. Não podemos ser perfeccionistas a ponto de tirar a liberdade da família tampouco ficar o tempo inteiro chamando a atenção dos familiares para manter a casa em ordem. Outro fator importante é manter a nossa casa organizada, sem prejudicar outras atividades também importantes. Cuidado com o perfeccionismo! Limpeza ao extremo pode se transformar numa compulsão que, nesse caso, provoca a sensação de que a casa pode ser ainda mais limpa.

 

Organização

Prezada leitora, você deixa de ir à igreja ou outro compromisso importante para cuidar da casa? Você dá liberdade ao seu marido e seus filhos? Você é uma pessoa agradável com as pessoas da sua casa? Nós devemos ser organizadas no nosso lar, afinal, a nossa casa é o lugar de descanso e do nosso convívio com a família. Deve, sim, um ambiente limpo e agradável. Contudo, se torturarmos os membros da família para mantermos a casa limpa ou se deixarmos de fazer coisas importantes para limpar a casa, agiremos como Marta. Devemos ter prioridades e pode ter certeza, o reino do Senhor está em primeiro lugar.

Jesus falou para Marta reavaliar suas prioridades, colocando os valores eternos em primeiro lugar. Minha amiga, valorize cada momento em que você estiver servindo ao Senhor. O exemplo de Marta deve estar sempre na nossa mente para nos lembrar que toda mulher deve estabelecer um equilíbrio entre trabalho e adoração. Devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar, e depois, dedicar a nossa família. Sermos responsáveis com os nossos compromissos no trabalho é fundamental, até porque esse trabalho atende às nossas necessidades terrenas. Também devemos ser atenciosas com as atividades na igreja e ainda reservar um tempo para o descanso e o lazer.

Prezada leitora, não seja uma pessoa ocupada a ponto de não dar um abraço em alguém, de ficar calada, de não ir aos cultos, orar e nem ler a palavra. Reavalie suas prioridades e recomece andando de acordo com a vontade do Senhor.

 

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]