26/08/2014 10:31
Ousadia não é falta de educação!

Devemos ter muito cuidado ao falar com as pessoas. Priscila tornou-se um exemplo de mulher quando adotou uma atitude humilde e ousada ao ensinar Apolo, um homem extremamente inteligente. Essa história está registrada em Atos 18 e nos mostra que por mais certa que estejamos, devemos ter zelo e sabedoria ao ensinar. Priscila era casada com Áquila e juntos eles trabalharam dedicadamente na divulgação do evangelho. Ela foi, inclusive, uma valiosa cooperadora do Apóstolo Paulo.

Ao chegar em Corinto, Paulo trabalhou com Áquila e Priscila na fabricação de tendas. O casal havia sido forçado a deixar Roma, em vista do decreto do Imperador que expulsou todos os judeus. Enquanto Paulo trabalhava com o casal na oficina, juntos também divulgavam o evangelho de Cristo. Priscila e Áquila tiveram o privilégio de serem ensinados por Paulo. Eles acompanharam o apóstolo até Éfeso durante vários anos e se tornaram líderes de uma igreja doméstica e de um ministério importante ao ajudarem Apolo. Apolo era um homem inteligente e um orador eloqüente; contudo, tinha graves falhas no entendimento da mensagem cristã. Com muito amor e ousadia, discretamente, Priscila chamava Apolo de lado e, com extraordinária sabedoria, tato e coragem, explicava a ele passo a passo, a doutrina cristã.

Prezada leitora, você é uma mulher ousada? Você é prudente ao falar com as pessoas? Você é diligente, zelosa ao ensinar? Como vimos, Priscila foi discipulada por Paulo. Ela, juntamente com seu marido, conviveram muitos anos com esse apóstolo. Você já imaginou o quanto essa mulher entendia sobre as verdades do evangelho de Cristo? Não era para Priscila ser extremamente vaidosa por saber mais sobre Cristo do que muitos outros cristãos? No entanto, o evangelho o qual Priscila pregava havia feito uma transformação completa em sua vida. Humildade, sabedoria, amor e ousadia eram virtudes que acompanhavam a vida dessa mulher.

Querida amiga, qual a sua reação ao se deparar com uma situação conflituosa? Você grita, fala alto ou impõe? No seu trabalho, na sua casa ou em outro local, existem situações nas quais você não consegue dominar a sua língua e, quando menos espera, solta palavras e até frases que ferem os outros? Se é assim, querida amiga, então é tempo de mudar e de viver uma vida de temor e sabedoria!

A ousadia bíblica define a comunicação clara e sem medo. Você pode ser franca com suas palavras, mas sem ferir, sem provocar a ira ou revolta. Como você tem repreendido os seus filhos?  Como você se dirige a um colega de trabalho e aos seus familiares? Como é o seu diálogo familiar? A ousadia não deve ser confundida com personalidade agressiva e desagradável. Ela é um dom que deve ser perseguida por todos os crentes. Nós a pedimos e a recebemos. A ousadia não é encontrada em lugares tranqüilos e seguros, mas em lugares onde a palavra de Deus é cortante e capaz de penetrar no coração e na mente das pessoas com quem nos relacionamos. Se você precisa ensinar, repreender, seja ousada! Mas não confunda ousadia com falta de educação. Seja amorosa e zelosa ao ensinar. Mude o tom de voz, seja sempre calma, clara e incisiva ao falar.

Priscila exemplifica uma mulher competente e ativamente envolvida no ministério cristão. Embora dirigisse sua casa e tivesse uma profissão, ela encontrou tempo para aprender sobre o evangelho e divulgar a mensagem de Cristo. Que o exemplo dessa mulher possa refletir na vida de todas as mulheres que desejam ser sábias, zelosas e ousadas!

_

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]