13/01/2015 09:40
O tempo passa!... O tempo avança!...

O Salmo 91:4 diz: “Na velhice, eles ainda produzem frutos. São sempre viçosos e cheios de vida”. Minha amiga, o tempo passa para todos nós; ou seja, não há como impedir que este avance. Porém, existem várias mulheres que continuam extraindo o máximo da vida na “Terceira Idade” (não à toa conhecida como “Melhor idade”), enquanto outras se sentem derrotadas, sem vontade de viver e transformando-se em vítimas de seu próprio pessimismo. Tais mulheres esquecem-se da promessa de Deus que diz: “é possível produzir frutos na velhice”. Porém, para produzir tais frutos é preciso decidir que tipo de mulher você quer ser quando a velhice chegar. Não há como negar que, nessa fase da vida, o corpo vai gradualmente deixando de corresponder às nossas máximas exigências. A idade traz algumas limitações, porém, o vigor da juventude é substituído pela sabedoria da maturidade.

Por que existem tantos idosos ranzinzas, queixosos, sem disposição, sem entusiasmo e sem esperança? Se a palavra de Deus diz que é possível produzir frutos, não há razão para se comportar dessa forma, correndo o risco de, com essa rabugice, afastar de si as pessoas alegres. Mas, para produzir frutos é preciso mudar a forma de pensar e agir. Prezada leitora, se você está nessa fase da vida, aprenda a se conscientizar de que, ao envelhecer, perdem-se algumas coisas, mas ganham-se outras tantas.

Realmente, sabemos que existem alguns incômodos sinais que anunciam a chegada da velhice como: cabelos brancos, rugas na face e sobrepeso em muitas pessoas. Além disso, a elasticidade da pele diminui, a visão tende a ficar comprometida e aí precisamos usar óculos e ser até dependentes deles. A audição também se vê prejudicada, passamos a não escutar tão bem. Os dentes às vezes começam a incomodar e passamos a sentir um calor insuportável. Não há como fugir da famosa menopausa e de seus desagradáveis sintomas. Contudo, minha amiga, mesmo que isso pareça ser o fim, não é! Não deixe o desespero tomar conta de você. O envelhecimento chega e não há como evitar! Por isso, escolha envelhecer da melhor forma possível porque reafirmo que o envelhecimento também traz ganhos: Você se torna mais sábia, mais prudente e por isso acerta mais nas escolhas. Torna-se mais segura, rica, muito mais equilibrada, confiante, plena!

Minha amiga, procure não ficar ociosa. Numa vida produtiva não há lugar para preocupações nem desesperos. Pense em tudo que você já viveu, na experiência adquirida. Procure envelhecer de cabeça erguida. Nessa fase você pode se sentir mais bem sucedida, além de estar seguindo, à risca, o ciclo da vida. É isso que Deus espera de nós, que saibamos exercitar as nossas capacidades cognitivas, exigir mais do nosso cérebro mantendo-o em constante e produtivo funcionamento, trabalhando com sua capacidade total. Se você exercitar o seu cérebro, certamente prolongará por mais tempo a sua capacidade de memória.

Várias mulheres trabalham e se aposentam. Outras veem seus filhos crescerem e saírem pelo mundo afora atrás de novas conquistas. Nessa fase da vida, algumas mulheres se deprimem por se sentirem abandonadas, sozinhas, cansadas, tendendo a se isolar. Essa é a famosa “Síndrome do ninho vazio”. Mas, definitivamente, esse não é o caminho para uma velhice saudável; pelo contrário, é preciso engajar-se ativamente em atividades pertinentes à nova fase e jamais abandonar o contexto social.

Prezada leitora, em nenhum período da vida devemos perder os nossos sonhos de vista. Por isso, jamais permita que a sua esperança acabe. Em nenhuma situação! Proclame sempre a palavra do Senhor que diz: “Na velhice, eu ainda sou capaz de produzir frutos!” E acredite fielmente nisso!

 

_

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]