27/05/2014 09:09
O envelhecimento

O envelhecimento ocorre quando uma série de alterações passa a ocorrer no nosso organismo, considerando o espaço de tempo vivido. O envelhecimento provoca mudanças no nosso corpo e o torna mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais. Você sabia que a poluição ambiental acelera o processo de envelhecimento? Além da poluição, a exposição exagerada ao sol também acelera o envelhecimento das pessoas. Existem muitas mulheres que não aparentam a idade que têm, umas porque são mais cuidadosas com a saúde e a aparência e outras porque a genética favorece. Porém, muitas mulheres acham que quem tem uma aparência mais jovem é porque tem dinheiro para se cuidar. Mas nem sempre isso é verdade. São necessários cuidados com a alimentação, com a saúde, atividades físicas e até mesmo um “trato” na aparência como atenção à pele, cabelos e unhas. Tudo isso é um trabalho de conscientização e serve para toda mulher, independente de ela ter ou não dinheiro.

Hoje, só não faz caminhada quem não quer! Em qualquer cidade, nos diversos bairros há pistas de caminhada, não raro, com uma bela paisagem ao redor de um lago. Prezada leitora, coloque isso na sua mente! Atividade física melhora a vida de qualquer pessoa, principalmente na idade adulta. Especialistas afirmam que o hábito de se fazer caminhada durante trinta minutos, por dia, retarda o envelhecimento mental em mulheres. Então, sabendo da importância, comece hoje mesmo a fazer caminhadas.

Outro fator importante para driblar as marcas do envelhecimento é o cuidado com a pele. O nosso clima é muito seco e isso deixa a pele bastante áspera e seca. Após o banho, procure hidratar sua pele. Antes de dormir, lave seu rosto, pois a limpeza é fundamental para manter a sua pele saudável. Se você quer ter uma pele bonita, vá regularmente ao dermatologista. Existem cremes para as áreas dos olhos e também para o rosto. Tais cremes ajudam na prevenção de manchas e rugas. Se você pensa que esses tratamentos são caros, você está enganada. Existem muitos cremes, inclusive caseiros, que são eficazes e bem em conta. Minha amiga, esses cuidados estão ao alcance de todas.

 

A rotina


Outro fator agravante do processo de envelhecimento é que, com a correria dos nossos dias, a tendência do ser humano tem sido de se isolar. Porém, o isolamento é extremamente prejudicial, pois ameaça a autoestima, principalmente na terceira idade. O convívio social ajuda a envelhecer com saúde, preservando a memória e a autoestima. É por isso que frequentar uma igreja é uma bênção! Além de louvarmos a Deus, ficamos sempre em contacto com as pessoas.

Especialistas também afirmam que a depressão e o estresse crônico aceleram o envelhecimento. Existem momentos na nossa vida que nos fazem perder o ânimo. No entanto, essa fase tem que passar. Se você estiver deprimida há um bom tempo, procure ajuda. E para quem leva a vida muito agitada, é bom rever os hábitos, porque chega uma hora em que a pessoa tem que colocar o “pé no freio”, por bem ou por mal!

Prezada leitora, crie o hábito de usar protetor solar todos os dias. De manhã, quando você se levantar, use o protetor solar pelo menos nos braços e rosto. Já apareceram manchas em suas mãos e em seus braços? Então veja bem! Se você não usar protetor solar, essas manchas irão aparecer cada vez mais. Os especialistas enfatizam que o sol é o principal causador do envelhecimento precoce da pele. Sabendo disso, cuide-se!

Uma vida saudável, com alimentação balanceada, é importante não só para manter o organismo funcionando, mas também para ajudar a manter o corpo mais jovem e fugir dos dilemas que assombram muita gente, desde espinhas até queda de cabelos. Minha amiga, não há como fugir! Todas nós vamos envelhecer, mas podemos escolher envelhecer com saúde, já que isso só depende de nós.

_

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]