13/05/2014 08:43
O desemprego pode afetar qualquer um

Nos últimos meses, tem-se ouvido muito falar no aumento da violência, na falta de segurança e, também, na crise financeira. E isso, principalmente em países ricos.

Sabemos que uma das consequências da crise econômica é o desemprego, cujo índice tem sido alto. E só quem já passou por isso para saber o quanto essa experiência é dolorosa. A questão é tão problemática que especialistas nesta matéria estão sempre desenvolvendo dicas para ajudar as pessoas que foram demitidas de seu trabalho há pouco tempo.

Quando alguém fica desempregado, geralmente, sua primeira reação é o choque da notícia, seguida de um sentimento de revolta e, depois, de uma tristeza muito grande. Afinal, não é fácil pensar que se está sem trabalho, que não se pode mais contar com aquele salário que, mês a mês, era utilizado para pagar todas as contas. E quando existe uma família para sustentar então, nem se fale.

Mas a primeira dica, e que é muito importante, é reagir. Não se deixe levar pela tristeza, pelo ressentimento, pela ansiedade e pela preocupação. Ninguém está imune à crise. O desemprego pode afetar qualquer um. Então, encare essa situação como mais um desafio a ser superado em sua vida. Não permita que isso afete sua fé em Deus. Independentemente da situação que esteja vivenciando, ore, busque a Deus e o adore.

Mude sua rotina
Além disso, você pode mudar sua rotina e administrar melhor o seu orçamento. Existem muitos gastos que podem ser reduzidos. Por exemplo, fazendo uso racional dos telefones celular e fixo, da água e da energia. Você pode, ainda, diminuir suas idas ao salão de beleza. Quando as coisas apertam, nós mesmas podemos cuidar de nossa aparência. E se não soubermos fazer, não é difícil aprender.

É muito importante nos cuidarmos, estarmos com as unhas feitas, cabelos tratados. E é muito bom fazer isso com pessoas especializadas no assunto.  Porém, quando o dinheiro está curto, nós mesmas é que temos de aprender a fazer estes tratamentos de beleza. Outro aspecto importante se refere aos produtos de limpeza. Procure substituí-los por aqueles mais baratos.

Tenho certeza, minha leitora, de que adotando essas medidas de economia, você terá uma sobra no orçamento para gastar com alimentação e poderá sobrar até um “dinheirinho” a ser guardado para as horas de emergência.

Aliás, pode sobrar um pouco até para você investir em suas habilidades, aperfeiçoá-las, melhorando o seu currículo e aumentado suas chances de o novo emprego ser ainda melhor que o anterior. E quando estiver trabalhando, valorize a pontualidade, aumente sua produtividade e não falte sem uma boa justificativa.

Outra dica, não menos importante, é que você não espere a oportunidade bater em sua porta. Ao contrário. Bata na porta da oportunidade. Procure-a. Corra atrás dela. A palavra de Deus diz existir tempo para todas as coisas debaixo do céu.  Há tempo de plantar, e tempo de colher. Se você está à procura de trabalho, esse é o seu tempo de plantar.

E mesmo que você não trabalhe fora, minha amiga, pode ajudar aquele que paga todas as contas de sua casa, criando condições para que sejam pontuais, sejam bons trabalhadores. Lembre-se: “A mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14:1).

De um modo ou de outro, prezada leitora, o que importa é que você não desista nunca de lutar. Se você tem uma relação bonita com as suas ideias, já é meio caminho para as coisas começarem a dar certo. Seja esforçada, não tenha medo, espante o desânimo, a preguiça, e elimine a seguinte frase do seu vocabulário: “Não dou conta”. Substitua as frases negativas por outras como: “Deus ajuda quem cedo madruga” e “Com Cristo eu serei mais que vencedora”.

Que Deus dê forças a todos que estão passando por crises financeiras, principalmente, em razão de terem perdido o emprego. Creiam, há uma luz no fim do túnel.


Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]