28/10/2014 10:26
Educação e limites na atualidade

Como educadora, posso afirmar que houve uma mudança considerável no comportamento e nas atitudes dos alunos, de alguns anos para cá. A partir de palestras, pesquisas, estudos individuais e em equipe, chegou-se à conclusão que a família atual está insegura e que alguns pais, por diversas razões, estão tendo dificuldades de lidar adequadamente com seus filhos. Hoje, é comum muitos pais responsabilizarem a escola por qualquer atitude dos filhos. Vale lembrar que, até bem pouco tempo, a função da escola era apenas a de repassar conhecimento, embora, eventualmente, fortalecesse os valores morais desses alunos, valores estes já instituídos pela própria família.

Sem dúvida, a preocupação de oferecer a boa formação à criança e ao jovem fortaleceu a parceria entre escola e família. Contudo, o que se percebe no momento é que tem havido grande confusão em relação às funções da escola e aquelas que deveriam ser desempenhadas pelos pais, o que sugere que essa parceria seja revista. A escola é importante na vida da criança, porém, a presença e atuação da família são INDISPENSÁVEIS!!!!!

Um dos fatores que denotam maior indisciplina e falta de limites da classe infanto-juvenil está ligado ao uso do celular. Considerado algo maravilhoso e facilitador, contraditoriamente, o celular está se tornando um grande problema, visto que até os adultos estão tendo dificuldades de lidar e programar o seu uso, principalmente quando os aparelhos têm acesso à internet. Nesse caso, se os próprios pais não conseguem controlar o uso do celular - em consequência de todos os seus encantos - como controlar os filhos quando eles o utilizarem em excesso?

Deparei-me com uma situação na qual uma professora repreendeu o aluno. Este, no percurso entre a sala de aula e a diretoria, ligou para os pais e, pelo celular, relatou o ocorrido. Quando o aluno finalmente chegou à sala da direção, os pais já haviam entrado em contato com a escola, em tom acusatório que clarificava a indignação dos mesmos em relação ao ocorrido. É importante informar que toda a cena foi filmada por diversos alunos. Essa cena tem sido comum em várias escolas, pois, agora, os pais se sentem no direito de cobrar que a escola se responsabilize pela educação moral da criança,aliás, pela total educação da pessoa, intervindo, discutindo e exigindo, muitas vezes, que a escola desempenhe o papel que cabe a eles, aos pais.

O celular e a internet representam a maior revolução em comunicação pessoal desde a televisão. Já influenciam quase todos os aspectos de nossas vidas. Como servos de Deus, temos um grande desafio: o de usar esses meios tecnológicos para honra e glória do Senhor. Filipenses 4:8 diz: “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso coração”. Esse é o mandamento de Deus para nós e para os nossos filhos.


Exerça seu papel!


Prezada leitora, exerça o seu papel de mãe. A escola é importante para as crianças, mas a participação da família é necessária porque, certamente, os responsáveis pela educação dos filhos são os pais. Esse papel foge da alçada da escola. Então, supervisione o uso da internet por crianças e, também, o uso de celulares. Em situações parecidas com a relatada anteriormente, vá à escola e inteire-se da situação real para, só depois agir, caso seja pertinente. Se a escola falhou, aponte a falha, mas com humildade. A arrogância gera rancor, além de servir como exemplo negativo para os seus filhos. Também, não permita que sua família se isole. A tendência natural modernamente é cada um procurar se refugiar no seu canto, com seu aparelho celular conectado.

Em Deuteronômio 6:7, há um ensinamento para nós. Recomenda-se aos pais falarem com os filhos sobre a palavra dele “assentado em tua casa, andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Este conselho é muito bom e indicado na modernidade também.
Prezada leitora, toda ação de Deus é boa, mas o inimigo tenta perverter tudo o que Ele cria. Todos os meios tecnológicos foram criados por Deus, são uma bênção para o mundo e, consequentemente, para nós e toda a nossa família, inclusive os nossos filhos. No entanto, esses meios tecnológicos apenas constituirão uma bênção, se forem bem utilizados por todos nós.

_

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]