01/10/2013 01:06
Dicas para não cair nas garras do consumo exagerado

Missionária Elza Almeida

Comprar muitas coisas, principalmente sem uma real necessidade, pode tornar-se um transtorno compulsivo. Hoje em dia, existem muitas mulheres que estão nos consultórios psicológicos tratando dessa compulsão e, nesse caso, a conclusão que se tem é que nem sempre pensamos antes de comprar. Existem várias desculpas para a “gastança”, como dizem algumas mulheres:


- Vou comprar essa roupa mesmo apertada, porque assim eu emagreço. Esse sapato está com o preço tão bom e eu mereço.

Quando se está em jogo a palavra liquidação, qualquer item, por mais desnecessário, justifica a sua compra. Então amiga, se você perceber o exagero, fica atenta! Comprar demais pode ser uma compulsão. Existem casos que se a pessoa está triste, com problemas de autoestima, ou alegre, compram exageradamente. Tem mulheres que gastam muito com produtos que nunca usarão. Tais produtos como roupas, sapatos, bolsas ficam no guarda roupa com as etiquetas. Outras compram e arrependem-se, principalmente quando chega a fatura do cartão de crédito, ou o famoso carnê. O certo é: comprou tem que pagar, não é?

Já em alguns casos, para se estabelecerem socialmente, essas mulheres compram roupas de grife, sapatos e bolsas da moda, pois pensam que o caro é que é bom, nem que pra isso elas dividam suas dívidas em várias parcelas. Uma verdade é certa: quem é consumista tem sempre uma desculpa para a gastança. Existe uma estatística que os problemas financeiros são as principais causas do fim de um casamento. Pode ter certeza, pois quem é consumista tem ou terá conflitos no matrimônio.

Penso que existem várias despesas familiares que devem ser priorizadas como alimentação, contas de água, luz elétrica, prestação de carro, financiamento ou aluguel do imóvel, escola, medicamentos etc. É muita coisa pra pagar... Se estiver sobrando dinheiro, é bom poupar antes de gastar, não é mesmo? Mas infelizmente, quem é jovem pensa que nunca vai envelhecer. Porém, uma coisa é certa: todos envelhecem. Por isso, o consumo deve estar aliado à preocupação com o futuro sendo que é possível preparar-se financeiramente para ter tranquilidade sem deixar de consumir hoje.

Minha amiga, hoje, a expectativa de vida no Brasil cresceu. O povo está vivendo mais. O IBGE aponta que as mulheres estão vivendo mais que os homens. Por essa razão devemos pensar no futuro. Veja como os especialistas dão algumas dicas para consumir melhor:

1 – Não se deixe levar pelas compras movidas apenas pelo zum, zum, zum em torno de um lançamento, ou pelo desejo de ter uma roupa igual à da amiga. Saiba você que tudo isso só valerá à pena, se seus gastos não pesarem no bolso e trouxerem benefícios em longo prazo.

2 – Se você encontrou a bolsa ou o sapato dos seus sonhos, não compre na hora. Espere pelo menos um dia e faça as contas antes da decisão final. Não leve algo por insistência do vendedor, ou porque é chato não comprar. Chato é gastar sem um bom motivo.

3 – Pesquise preços, compare, negocie descontos. Evite prestações, especialmente, se a compra não está prevista no orçamento.

Finalmente, minha amiga, não pense que carro, roupas e acessórios de grife deixarão você mais bonita e até mais admirável. Use seu esforço e dinheiro para realizar seus planos e sonhos de vida. Não se esqueça de que as suas atitudes, na área das finanças, também glorificam o reino de Deus.



Missionária Elza de Almeida e Pastor Luíz Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]