12/08/2013 08:46
A mensagem da Cruz

Meus amados

Logo após o apóstolo Paulo escrever a carta aos Coríntios, ele exalta a grandeza, sabedoria, conhecimento e o poder de Deus em detrimento da sabedoria deste mundo. Paulo está insinuando aqui que o mundo não revelado tem o evangelho, a Palavra de Deus, “a mensagem da cruz”, como uma loucura, pois não entendem as revelações de Deus. Então a mensagem da cruz, a palavra da cruz que nós tanto amamos e cantamos “Sim eu amo a mensagem da cruz. Té morrer eu a vou proclamar”, esta mensagem que nos traz tanta alegria, tanta revelação, é uma mensagem que para o mundo parece ser uma loucura.

De fato aos olhos do mundo é difícil entender “a mensagem da cruz”. Paulo falou: “a palavra da cruz é loucura para os que perecem”, mas para os salvos, ela representa o poder de Deus. Então “a mensagem da cruz” é poderosa e capaz de salvar a “todo homem e o homem todo”.

Nós pregamos o evangelho e a mídia que está aí sem Deus tem um papel contínuo de querer depreciar as coisas de Deus, porque se assustam e se incomodam com o crescimento da igreja. Dizem que nós estamos querendo apenas fazer adeptos para poder sugá-los financeiramente. É a mensagem massificadora, o tempo todo na grande mídia, porque eles não entendem o caráter do evangelho.

Nós pregamos o evangelho, pois é a mensagem poderosa para salvar o homem. A igreja do Senhor não busca adeptos, ela busca levar uma mensagem de poder para trans-formar o homem velho em uma nova criatura. Ela busca libertr da opressão maligna, do poder do pecado e fazer dele uma pessoa livre que possa adorar e ser uma pessoa de bem. Depois de transformado ele será bênção para a sua família, bênção para a sociedade e bênção para a nação. Na verdade, Deus nunca se preocupou com multidões. Jesus tanto deu valor à multidão, como ele dava plena atenção à uma mulher, a um homem, a um jovem. O Senhor quer ver as pessoas transformadas, sejam muitas ou poucas.

O Evangelho, a palavra da cruz, é a mensagem de poder, pode mudar a vida do homem. O próprio apóstolo Paulo em outra carta diz: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”. (Romanos 1:16).

“A mensagem da cruz” que nós tanto amamos, é uma mensagem de amor, do grande amor de Deus pela humanidade, mas esta mensagem não é compreendida pelo homem sem Deus. De fato o amor de Deus é incompreensível ao raciocínio humano, porque Jesus amou os inimigos, Jesus amou os adversários, Deus nos amou sendo nós ainda pecadores; aliás a Bíblia diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”(Romanos 5:8).

Então “a mensagem da cruz” é a mensagem do amor de Deus, que ama indistintamente todas as pessoas, independente de serem ricas, pobres, sábias, ignorantes, de qualquer raça, de qualquer nação do mundo. O amor de Deus alcançou a mim, alcançou a você e pode alcançar a toda a humanidade.

Deus é essencialmente amor. Se há uma definição para Deus é esta: “Deus é amor” (1João 4:8b). Nós temos que amar esta mensagem, temos que prezar esta Palavra, porque a Palavra da cruz é a mensagem do amor de Deus para a humanidade.

Esta “mensagem da cruz”, é também uma mensagem de esperança. O povo de Deus tem uma “viva esperança”. De onde vem esta mensagem? Ela vem da cruz.

O apóstolo Pedro fala que Deus “...nos gerou de novo para uma viva esperança” (1Pedro 1:3). As pessoas sem Deus esperam, mas é uma esperança morta, que não vai se concretizar; é algo sem norte, sem rumo, uma coisa cega. Mas a igreja como o apóstolo Paulo falou: “...sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” (2 Timóteo 1:12b).

Nós temos uma viva esperança, a esperança do céu, a esperança da Glória. A Palavra diz que: “...Cristo em vós, esperança da glória”. (Colossenses 1:27b). Quem pode esperar um futuro Glorioso? Quem pode aguardar o céu maravilhoso? Quem pode sonhar com dias melhores?

Eu amo “a mensagem da cruz”, porque é a mensagem que renova a nossa esperança. Vivemos em um mundo cada vez pior, isso já é cumprimento da Bíblia que diz: “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” (2 Timóteo 3:13). Mas o povo de Deus aguarda “...novo céu, e uma nova terra”, a esperança que jamais pode morrer no coração daquele que tem Jesus Cristo em sua vida. Se Ele tardar, mantenha a sua esperança, “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR” (Lamentações 3: 26).

As vezes, sem responder o mundo e a mídia, deixe-os falarem contra nós e a nossa esperança, porque Deus não falha, não muda e não erra.

Há muitos escarnecedores falando da esperança da igreja, mas o apóstolo São Pedro diz: “Um dia acontecerá e Jesus vai voltar”, nós estamos aguardando este glorioso dia, ainda temos esta esperança, o nosso hinário diz: “Nossa esperança é Sua vinda. O Rei dos reis vem nos buscar”.

Aguardamos a manhã Gloriosa, quando Jesus há de voltar entre nuvens dos céus, para arrebatar a sua igreja que ama-O e aguarda-O para a eternidade.
“A mensagem da cruz” é uma mensagem de vitória para nossas vidas, foi lá na cruz que Jesus venceu o pecado, foi na cruz que Ele venceu o diabo, foi na cruz que Ele venceu o mundo e foi através desta “palavra da cruz”.

Eu amo a mensagem da cruz. Para mim é uma mensagem de poder, amor, fé, esperança e vitória.

Que Deus abençoe o seu povo e que possamos dia após dia tomar posse das riquezas que vêm da “mensagem da cruz”. Amém!


Pr. Dr. Oídes José do Carmo. Presidente do Campo Campinas e da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus em Goiás (CONEMAD/GO).

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]