22/07/2014 13:33
A armadilha da dívida

Muitas famílias lutam para sobreviver financeiramente. Porém, o grande sonho de atingir uma estabilidade financeira está cada vez mais difícil de ser concretizado, pois o desemprego, a defasagem salarial e o consequente baixo poder aquisitivo atrapalham a realização desse sonho. O ideal seria nunca assumir uma dívida, porém essa possibilidade é uma realidade bastante comum hoje em dia. Entretanto, o cheque especial, os cartões de crédito e as prestações são grandes armadilhas. Devemos ter muito cuidado porque tais recursos camuflam um precipício. Por isso, é preciso ter enorme cautela ao recorrer a esses “benefícios” ou até ser radical: de preferência não usá-los. E, acredite, prezada leitora, é possível viver sem eles. Contudo, se você precisar utilizá-los, faça-o mediante à certeza de que terá recursos para liquidar a dívida no dia do vencimento.

Prezada ouvinte, se você é casada, você precisa ser bem sincera com o seu marido. O casal deve ser objetivo e transparente quando o assunto é dinheiro. Se a vida financeira se desajusta o conflito, muitas vezes, termina em divórcio. Se você está passando por uma crise financeira, pare, reflita, converse com alguém que entenda do assunto e tente sair dessa crise consciente de que para se livrar das dívidas você deve estar preparada para os sacrifícios. Porém você, como mulher sábia, saberá que alguns sacrifícios e renúncias são o melhor caminho e, certamente, valerá a pena. Amiga, devemos ter uma vida organizada em todos os aspectos, porque podemos ser  surpreendidas pelo desemprego, por enfermidades e até pela perda de algum ente querido. Por isso, é preciso que sejamos bastante prudentes ao usar o dinheiro.

O livro de II Reis 4 relata a história de uma mulher muito pobre que estava passando  grande dificuldade e por isso foi procurar o profeta Eliseu para relatar a ele o que estava acontecendo. Seu marido havia morrido e deixado dívidas. O credor sugeriu como forma de pagamento dessa dívida tomar posse da casa da viúva e os dois filhos dela para transformá-los em seus escravos. Elizeu queria ajudá-la, mas ela tinha apenas um jarro de azeite. Como o profeta Elizeu era um homem usado por Deus, logo orientou a pobre viúva a pedir vasilhas emprestadas aos vizinhos. Depois disso, pediu a ela que entrasse para dentro de sua casa e derramasse azeite nas vasilhas. Sabe o que aconteceu?  Deus multiplicou o azeite. Elizeu orientou a viúva a vender o azeite e, com o dinheiro conseguido, pagar as dívidas. E o restante ainda daria para ela sobreviver por um bom tempo. Que milagre maravilhoso! É preciso ter fé, mas é preciso ação! É lógico que existem situações nas quais o desânimo ceifa as nossas energias, mas ficar parada, minha amiga, não vai nos levar a nada. É preciso encontrar forças para agir!

Prezada leitora, existem algumas qualidades que, conforme a Bíblia, devem se destacar: ter domínio próprio, ser sensata e criteriosa. Como adquirir essas qualidades? Parar, aguardar, orar, pesar as opções, estudar a Bíblia, buscar conselhos sábios antes de tomar uma decisão, principalmente no que se refere o dinheiro. Minha amiga, seja prudente e equilibrada antes de gastar o dinheiro. Pense bem, veja se compensa, se você realmente precisa fazer determinado gasto e se este vai trazer benefício a sua família. Também nunca extrapole os gastos no fim do mês. Se você está endividada, o primeiro passo é se esforçar para saldar as suas dívidas, o segundo é fazer contas de quanto precisa para isso, parar de gastar, conversar com quem entende para orientá-la, parcelar as dívidas e pagá-las.

Querida leitora, pense em “tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e digno de louvor”. Permita que esse seja o primeiro passo dado por você rumo à vitória!

 

_

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

A PHP Error was encountered

Severity: User Error

Message: Erro: Arquivo de imagem não encontrado!

Filename: libraries/Canvas.php

Line Number: 77

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Division by zero

Filename: libraries/Canvas.php

Line Number: 428

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: imagecopyresampled() expects parameter 2 to be resource, null given

Filename: libraries/Canvas.php

Line Number: 453

A PHP Error was encountered

Severity: User Error

Message: Diretório de destino inválido ou inexistente

Filename: libraries/Canvas.php

Line Number: 904

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: imagejpeg(./uploads/eventos/267/thumbs/280x225_500f539669bca89f7a8f460f5f3e766d.JPG): failed to open stream: No such file or directory

Filename: libraries/Canvas.php

Line Number: 921

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]