28/01/2014 13:34
5 passos para vencer o desânimo

Missionária Elza Almeida

 

Em 1 Reis 18 há a descrição da história de Elias e dos profetas de Baal. É uma história fantástica, que particularmente considero extremamente emocionante: o profeta Elias desafia os falsos profetas no Monte Carmelo. A princípio, o povo de Deus ficou com medo, mas diante da coragem de Elias, depois da demonstração incontestável do poder de Deus em resposta às orações desse profeta, o povo se ajoelhou e gritou: “Só o Senhor é Deus!”. Prezada leitora, abra a sua Bíblia em 1 Reis 18,  leia essa história e você entenderá perfeitamente sobre o que estou falando. Já no capítulo 19 ocorre o relato de um outro Elias. A sua coragem e ousadia foram transformadas em desânimo a ponto de o profeta dizer: “Já chega, ó Senhor Deus, acaba agora com a minha vida”.

Ás vezes, minha amiga, depois de um período de intenso estresse, muitas pessoas são dominadas pelo desânimo. Algumas passam a vida inteira orando para que Deus lhes conceda bênçãos e vitórias e mesmo depois de gloriosos resultados, elas ficam deprimidas. Eu conheço gente famosa, influente e rica que vive em casas maravilhosas, que tem tudo, mas que infelizmente estão completamente desanimadas, infelizes e deprimidas. Elas passaram a vida inteira lutando por uma vida melhor, porém, apesar de alcançarem seus objetivos, se tornaram desanimadas e desiludidas.

O desânimo nos atinge quando estamos distraídas. O cansaço também é um inimigo que se aproxima sorrateiramente e nos leva a dizer e fazer coisas que nunca pensamos  fazer ou dizer. O desânimo acaba com nossas perspectivas e defesas. Você já se sentiu uma inútil? Mesmo já tendo feito grandes coisas na sua vida, agora você se sente desanimada, sem esperança e abandonada. Elias sentiu esse tipo de desânimo. Quando obteve uma vitória considerável sobre os profetas de Baal ele ficou nas alturas, contudo, no momento em que uma mulher chamada Jesabel, que era esposa do Rei naquela época, o ameaçou de morte, Elias se transformou em outra pessoa. Em menos de vinte e quatro horas após a descida do fogo santo do céu, Elias, o corajoso, tornou-se o medroso. A distração, a perda do foco, nos faz sentir medo. O desânimo nos faz esconder, evitar vários tipos de situações.  Foi exatamente isso que Elias fez. Ele se escondeu debaixo de um pé de zimbro no deserto e disse: “Já basta ó Senhor, toma agora a minha vida, deixe-me morrer!”.

Você tem passado muito tempo debaixo de um “pé de zimbro”? O desânimo tirou sua esperança, a sua visão e os seus sonhos?  Pois tirou isso de Elias. Então observe que da descrição de 1 Reis 19, faz alusão ao que Deus faz quando alguém está desanimado.  Deus enviou um anjo para trazer alimento ao seu profeta abatido e esse mesmo anjo ordenou que Elias dormisse e descansasse para continuar o seu caminho que era longo.  


Minha amiga, todas nós mergulhamos no desânimo, mas existem algumas maneiras de você vencer, de se chegar à vitória:

1 – Pare para descansar. Tente tirar um cochilo ou ir para a cama mais cedo. O descanso é fundamental para que se consiga aumentar a disposição.

2 – Considere um novo ponto de vista. Às vezes você vê uma montanha na sua frente, enquanto na realidade esse objeto não passa de um cupim.

3 – Tenha paciência. Deus está trabalhando, mesmo quando você não vê. A hora de Deus não é a mesma hora dos homens.

4 – Esteja sempre em contato com as pessoas. Não fique isolada, saia de casa. Visite alguns amigos porque o companheirismo pode elevar nosso espírito e afugentar a melancolia.

5 – Ligue o cronômetro. As coisas não são tão boas, eu concordo, mas em nome de Jesus, você vai marcar dez minutos para um bom choro. Quando vencer os dez minutos, você vai limpar o nariz, enxugar os olhos, vestir uma roupa linda e se maquiar para disfarçar o choro.  Ninguém, senão o Senhor, precisa saber da sua situação. Faça uma oração contando tudo a Deus.   Ao sair de casa, levante a cabeça e aja com alegria, como se nada tivesse acontecido. Isso é atitude de uma mulher de fibra.

Deuteronômio 31:8 diz: “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti, ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas e nem te espantes.

Para vencer os obstáculos da vida, a fé em Deus será sempre a sua maior aliada. Pense nisso!

 

 

Missionária Elza Almeida

Mensagem transmitida pela Rádio Paz FM 89,5 no Programa “Espaço Mulher”, todos os sábados das 9h às 10h apresentado pela Pr. Neusa César Carmo e Miss. Elza Almeida. Ouçam e participem!

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]