31/08/2013 16:07
Um Pai de Verdade

Um pai de verdade não é aquele que realiza todos os caprichos dos filhos, mas o que supre suas necessidades, em amor.

Um pai de verdade não deseja ter apenas filhos brilhantes, mas filhos salvos. Ele não ensina só com palavras, mas com suas decisões diárias. Um pai de verdade sabe que um grama de exemplo vale mais do que uma tonelada de palavras. O pai é a primeira cartilha que os filhos leem. Ele é espelho para os filhos. Para que um espelho exerça sua função, precisa ser limpo, plano e iluminado.

Os ouvidos dos filhos podem estar fechados ao conselho, mas seus olhos estão abertos ao exemplo.

Um pai de verdade não constrói o seu sucesso sob os escombros da sua casa. Ele não troca valores eternos por bens materiais. Ele sabe que pessoas valem mais do que coisas. Filhos valem mais do que carro, casa ou qualquer outra riqueza perecível que possamos conquistar.

É muito mais fácil ser um profissional de sucesso do que um pai de verdade.

Um exemplo de passividade e conformismo com a educação dos filhos é Eli, o sacerdote e juiz de Israel (1Sm 2). A família de Eli tinha tudo para dar certo, mas desmoronou-se (1Sm 4). Eli era um grande homem, mas fracassou como pai. Eli era famoso fora dos portões do seu lar, mas um perdedor dentro de casa. Eli cuidava dos outros, mas esqueceu a sua própria família.

Em Provérbios 19:18 a Bíblia diz: “Castiga a teu filho enquanto há esperança”. O sacerdote Eli nunca estava em casa. Sempre ocupado cuidando dos filhos dos outros. Ouvindo, aconselhando famílias, ajudando a resolver os problemas dos outros e esqueceu-se de seus filhos.

Quantos de nós estamos presentes fisicamente e ausentes emocionalmente? Alguns pais substituem presença por presentes. A pior saudade é aquela que sentimos de quem está ao nosso lado. Pior que a saudade física é a saudade emocional.

Davi é outro exemplo de fracasso paternal. Ele foi o maior rei de Israel, grande guerreiro, músico e compositor. Um homem segundo o coração de Deus. Davi foi um sucesso fora de casa, mas um desastre como pai. Sua família terminou em desastre.          Davi conquistou o coração de Deus, mas não conseguiu conquistar o coração dos próprios filhos.

Um grande educador disse certa vez que “a parte mais importante da educação dos filhos é a educação dos pais. É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.

A missão de criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor é uma atribuição dada aos homens (Ef 6:4). Um pai provoca a ira dos seus filhos quando dá uma ordem sem dar o exemplo; quando exige obediência sem amor; quando não oferece diálogo e compreensão; quando não admite os seus erros; quando aplica a disciplina com raiva (PV 22:08) e quando não respeita, não cuida e não ama a mãe deles.

O maior presente que um pai pode dar aos filhos é amar a mãe deles. Um casamento equilibrado gera filhos equilibrados. O divórcio machuca mais os filhos do que os cônjuges. Pior que acabar com o casamento é divorciar-se dos filhos.

Qual legado você está deixando para a herança que o Senhor te confiou? Pais comuns deixam herdeiros. Pais extraordinários fazem sucessores.

Dedique o melhor do seu tempo, seja exemplo e ore pelos seus filhos. A melhor herança que um pai pode deixar para seus filhos é a colheita de uma vida de oração.

Seja homem. Seja um pai de verdade!




Pastor Mac Anderson Machado e esposa Susan Karla

Acadêmico de administração de empresas, bacharel em Teologia (IBCAMP), Pós Graduado em Ciência da Religião, membro da AD Campo de Campinas em Goiânia, Radialista, Apresentador de Programa de TV e Escritor.

Pr. Oídes José do Carmo

Prª. Neusa César Carmo

Galeria de Fotos

BATISMO NAS ÁGUAS [Fevereiro/2017]

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

Cinquentenário do Coral Harmonia Celeste

4º Seminário de Mulheres do Campo de Campinas

BATISMO NAS ÁGUAS [OUTUBRO/2016]

CONGRESSO INFANTIL 2016

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Noite

Segundo dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas - Manhã

Primeiro dia da 'Conferência Missionária' do Campo de Campinas.

Aniversário do Pastor Oídes José do Carmo [2016]